sábado, 24 de novembro de 2012

Resenha - Dose literária


Michele Henriques escreveu sobre o Kerouac, no blogue Dose literária:

http://www.doseliteraria.com.br/2012/11/kerouac.htmlhttp://www.doseliteraria.com.br/2012/11/kerouac.html

O blog é muito bacana e aborda vários assuntos relacionados à literatura, vale a pena a leitura.

Transcrevo abaixo o texto na íntegra:


Certo dia estava eu na Livaria Cultura fuçando os quadrinhos. Eu estava me busca da biografia doCash, mas acabei dando de cara com Kerouac,, do João PinheiroKerouac é um dos meus escritores preferidos e como eu andava muito interessada em quadrinhos na época, não pensei duas vezes antes de comprar. O livro ficou algum tempo na minha estante, pois eu tinha planos de lê-lo junto a alguma obra do Kerouac, mas decidi colocá-lo na frente das demais leituras. E foi uma ótima escolha.


João Pinheiro, nascido em São Paulo é artista plástico e ilustrador associado da SIB (Sociedade dos Ilustradores do Brasil). Em entrevista ao site Quintal dos Fundos, ele contou que conheceu aGeração Beat nos idos de 1996, mas que na época era difícil encontrar os livros. Até que um dia ele encontrou em um sebo uma edição de On the Road e o livro mudou o seu modo de ver o mundo. Finalmente, em 2008, ele começou a dar vida ao que seria a obra Kerouac,.

Neste livro, João Pinheiro nos conta em forma de quadrinhos a vida de Kerouac. É uma biografia bastante concisa, mas os principais acontecimentos estão lá, tanto da vida do beat quanto do contexto histórico. Todo em preto e branco, o livro nos passa todo o "sentimento" existente no mundo beat: a estrada, o jazz, a poesia e principalmente, a inquietude de Jack Kerouac.

Confesso que não conheço muito de quadrinhos (essa parte é com a Jana), mas fiquei bastante impressionada com o trabalho do João. Ele mantém um blog sobre o livro, clique aqui para conhecer.

Já falei de Kerouac e os beats aquiaqui e aqui.
A Jana falou da grafic novel Os Beats aqui.

Nenhum comentário:


"Aqui estão os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os pinos redondos nos buracos quadrados. Aqueles que vêem as coisas de forma diferente. Eles não curtem regras. E não respeitam o status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou caluniá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Empurram a raça humana para a frente. E, enquanto alguns os vêem como loucos, nós os vemos como geniais. Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam."

Jack Kerouac.

Livro

Livro
Para adquiri-lo, mande uma mensagem para joaocpp@yahoo.com.br com o título KEROUAC, que eu envio pelo correio mediante o depósito de 25 reais.

Postagens populares

Seguidores